PPP da Nova Ceasa vence primeiro lugar em prêmio internacional da ONU

Nova Ceasa em Teresina — Foto: Lorena Linhares / G1
A Parceria Público Privada (PPP) da Nova Ceasa conquistou o primeiro lugar no 5º Fórum Internacional PPP da ONU, promovida pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (Unece). A votação popular para selecionar os vencedores aconteceu pela internet e foi divulgada nesta sexta (23).

O Piauí foi o único projeto do Brasil selecionado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e o campeão em todo o mundo em iniciativa que valoriza os negócios sem esquecer do lado social. Além dele, os outros quatro finalistas na premiação foram a Espanha, Filipinas, China e Bermuda, e mais seis projetos da Arábia Saudita, Escócia, Espanha, Haiti, Rússia e Índia, foram apresentados com menções honrosas no evento.

Para a ONU, a PPP da Nova Ceasa se destaca por abordar o desafio da pobreza, a criação de empregos locais, saúde, segurança alimentar, inclusão de gênero, e fornece soluções reais combinando critérios sociais, ambientais e econômicos.

“Saber que o nosso projeto é o primeiro no mundo nos enche de orgulho e responsabilidade. A ONU viu no projeto da Nova Ceasa esses objetivos sendo respeitados, porque a empresa é privada, mas não se afasta dos objetivos sociais”, declarou o diretor presidente da Nova Ceasa, James Andrade.

PPP da Nova Ceasa vence prêmio internacional da ONU — Foto: Governo do Piauí

PPP da Nova Ceasa vence prêmio internacional da ONU — Foto: Governo do Piauí

Este ano, o Fórum teve o objetivo de destacar os planos de recuperação para cidades diante da pandemia da Covid-19, por meio de projetos regionais de desenvolvimento.

Inicialmente, a PPP da Nova Ceasa foi selecionada dentre 150 projetos do mundo inteiro e no dia 19 de abril o júri da ONU escolheu os cinco finalistas para a premiação. A apresentação do projeto da Nova Ceasa foi feito pelo governador Wellington Dias, nessa quinta-feira (22), durante o 5º Fórum Internacional PPP da ONU.

Em quatro anos da Parceira Público-Privada foram investidos R$ 13 milhões, o que possibilitou o emprego de 700 pessoas e a comercialização de 35 mil toneladas de alimentos por dia.

“O Piauí tem hoje o melhor projeto de PPP do mundo, reconhecido pela ONU. O Brasil nunca tinha sido premiado com relação a projetos de parcerias. A PPP tem um enorme potencial transformador com o empreendedorismo e apoio à inclusão de gênero, com auxílio às mães de família, a partir da creche que existe lá dentro”, destacou Viviane Moura, superintendente do Programa de PPP Piauí.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *